SAUDAÇÃO


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sábado, 18 de junho de 2011

COMUNICADO PARA OS EX S1 DE MINAS




A Associação Nacional dos ex Soldados Especializados da Aeronáutica ( ANESE), vem por meio deste, comunicar a todos ex-soldados dos concursos do período de 1994 á 2001, que as adesões de novos associados á ANESE, estarão suspensas apartir do dia 30 de junho de 2011, por período indeterminado.Em decorrência das ações estratégicas que estão acontecendo de forma positiva a nível nacional junto as autoridades políticas, em qualquer momento, antes da data acima citada, as ADESÕES PODERÃO serem suspensas definitivamente.Tendo em vista a necessidade de levantamento de dados, coferencia de documentos arquivados referente aos associados cadastrados como membro desta associação. Porém a qualquer momento teremos que apresentar estas documentações junto às autoridades competentes, quando solicitados.
ANESE-BRASIL( Núcleo Central RIO DE JANEIRO )
http://s1anese.blogspot.com/2011/05/20252011-comunicado-urgente-aos-ainda.html
 Para associar-se entre neste site:http://www.anese.com.br/

ASSOCIE-SE JÁ
RESTAM APENAS 12 DIAS....

FAB alerta para risco de acidentes com balões durante festas juninas


Entre maio de julho, crescem 40% casos de balões perto de aeroportos.
Maiores registros são em Cumbica e Campinas (SC) e Galeão (RJ).

Tahiane StocheroDo G1, em São Paulo
 Entre os meses de maio e julho, crescem mais de 40% o número de comunicados mensais de aeroportos e pilotos de aviões brasileiros sobre a proximidade ou risco de colisão com balões nos céus do Brasil.

A informação é da Aeronáutica, que demonstra preocupação com acidentes graves que possam envolver balões e aeronaves, como um caso registrado em Jundiaí, no interior de São Paulo, no último dia 13, quando um avião fez manobras próximo a um balão em chamas.

“Nesta época de festas juninas e religiosas, São Pedro, São João, Nossa Senhora de Fátima, as pessoas costumam soltar muitos balões, e aumentam os riscos de colisão com helicópteros e aeronaves. Pode ocasionar um algo grave, até com a explosão. É uma brincadeira que pode gerar acidentes de grandes proporções”, disse ao G1 o tenente-coronel Carlos Antônio Motta de Souza, responsável pelo programa de Perigo Baloeiro do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
 
“Os balões são pesados e podem medir até 30 metros. Se chegam a colidir com uma aeronave, podem impedir a visibilidade, encobrir o pára-brisa, provocar a perda de controle e causar danos graves no avião e no motor”, acrescenta o oficial.

“Vamos supor que um balão de 15 quilos, que é um balão pequeno, colida com um avião que esteja voando a uma velocidade de 300 km/h. O impacto vai ser em torno de 3,5 toneladas. Ma se esse balão tiver um peso de 50 quilos e a colisão ocorrer com um avião a 400 ou 450 km/h, o impacto já sobe para cerca de 100 toneladas. É um impacto muito grande que com certeza vai derrubar essa aeronave e causar um acidente de grandes proporções”, compara ele.
 
 Dados da Infraero, empresa que administra os aeroportos, apontam que, em 10 anos, entre 1993 e 2004, foram registradas 8 colisões entre aeronaves e balões no ar.

Pelos dados do Cenipa de 2010, os piores registros são nos aeroportos de Congonhas, Cumbica e Campinas, todos em São Paulo, e no Aeroporto Internacional de Galeão, no Rio de Janeiro.

No ano passado, 18 balões foram avistados por aeronaves próximos ao aeroporto de Congonhas, com risco de colisão. Em Cumbica, foram 52 casos, conforme a Aeronáutica. O aeroporto de Campinas registrou em 2010 outros 27 casos de risco de colisões . No Galeão, foram 19.

O coronel não lembra de nenhum acidente grave no espaço aéreo brasileiro desde que o Cenipa começou a monitorar a situação. Em terra, o acidente de maior gravidade ocorreu em 31 de maio de 1998, quando um balão caiu sobre um avião que estava taxiando para decolar no aeroporto de Cumbica. “O balão caiu encima da aeronave e houve um princípio de incêndio com explosão”, diz o coronel.

A Aeronáutica trabalha na prevenção das tragédias junto aos órgãos de segurança pública dos estados para evitar que balões sejam soltos. “Soltar balão é crime e fazemos campanhas junto à população para prevenir”, diz Souza
Fonte: Portal G1

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Supensão CHAT DA ANESE MG



Seguindo a determinação do núcleo central da ANESE RIO,  o chat da ANESE-MG estará suspenso por período indeterminado.
Contamos com a compreensão de todos os nossos visitantes.


terça-feira, 7 de junho de 2011

ultimas tramitações DO PDS 399/2010 no SENADO


CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
 
Situação:
MATÉRIA COM A RELATORIA
Ação:
Distribuído ao Gabinente do Senador Blairo Maggi, para relatar.
06/06/2011 
CRE - Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
 
Situação:
PRONTA PARA A PAUTA NA COMISSÃO
Ação:
Devolvido pelo relator com minuta de parecer pela rejeição da matéria.
 
Textos:

 Leia o parecer final do relator do pds

Fonte:
Secretaria-Geral da Mesa 
SENADO FEDERAL

domingo, 5 de junho de 2011

Abuso em treinamento militar será enquadrado como crime

Abuso em treinamento militar será enquadrado como crime


Instrutor militar que abusar de seu poder durante o treinamento das tropas passará a responder por "crime doloso ou culposo", conforme for apurado em investigação submetida ao controle externo do Ministério Público Militar ou realizado pelo próprio MPM. O alerta é da procuradora-geral de Justiça Militar, Cláudia Márcia Ramalho Moreira Luz, e está em carta entregue pessoalmente por ela nesta semana ao comandante da Força Área, brigadeiro Juniti Saito.
Até o fim do mês, os comandantes do Exército, general Enzo Peri, e da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto receberão cartas semelhantes. Terão o mesmo tom da destinada a Saito e serão entregues pessoalmente em audiência específica para este fim. Com elas, o MPM quer colocar no passado episódios lamentáveis, como o ocorrido há dois anos no Rio, quando recrutas foram agredidos com tapas, choques elétricos, chutes, socos e golpes de madeira durante treinamento no 1º Pelotão de Instrução do Centro de Operações Especiais do Exército, na Zona Norte.
A intenção da procuradora com a carta não é afrouxar o rigor dos treinamentos que devem continuar a ser de "alto grau de exigência". A proposta é, porém, banir ações não previstas, trotes e maus tratos que não estejam em planos de disciplinas, currículos e programas aprovados pelo escalão superior.
http://odia.terra.com.br/blog/forcamilitar/index.asp#1307158453001_ABUSO_EM_TREINAMENTO_MILITAR_SERA_ENQUADRADO_COMO_CRIME

Em celebração à história de coragem, Caldeirão do Huck ressalta 70 anos da FAB



Foi Alan, de 12 anos, quem avisou os policiais sobre o ataque à escola em Realengo, no Rio de Janeiro, em abril. Ele rejeita o título de herói, mas confidenciou que sonha em ser piloto militar. Sob o estímulo da incrível história de coragem do menino, o apresentador da Rede Globo, Luciano Huck, o convidou a participar de uma simulação de interceptação aérea. Ambos voaram. Neste sábado, dia 4, o quadro foi ao ar. Huck aproveitou para ressaltar que a FAB completa 70 anos e também o profissionalismo dos militares. A ocasião transformou-se em uma verdadeira celebração à coragem dentro de ambientes de planejamento, decolagens, pousos e sonhos.

Assista aqui a bastidores da gravação do Caldeirão do Huck
Alan e Huck visitaram o Instituto de Medicina Aeronespacial, onde viram como é feita a preparação para um voo em aeronave de combate. O apresentador conheceu como é feita a ejeção em caso de alguma emergência. Em seguida, foram para a Base Aérea de Anápolis, onde fica sediado o Primeiro Grupo de Defesa Aérea. Luciano Huck voou em uma aeronave Mirage F-2000. O garoto esteve em uma aeronave de transporte que, na simulação, foi interceptada.

Após o pouso, Huck falou da emoção de voar em um caça. “Foi como imaginei”. Alan, embora tímido, manteve o sorriso e sonho de um dia voltar a usar o macacão de voo.

Fonte: Agência Força Aérea


http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=7310

sábado, 4 de junho de 2011

Luciano Huck realiza sonho de sobrevivente do massacre de escola carioca





Luciano Huck realiza o sonho do estudante Alan Mendes da Silvia, um dos sobreviventes do massacre em uma escola em Realengo - após levar três tiros ele conseguiu avisar à polícia sobre a presença do assassino, no Rio de Janeiro, no Caldeirão do Huck deste sábado (4).

O apresentador e o jovem participam de uma missão simulada de voo nas instalações da Força Aérea Brasileira.
Ainda na matéria, Alan que contou durante uma entrevista na época da tragédia que tinha sonho de ser piloto da Aeronáutica, conhece o caça brasileiro Mirage 2000, modelo usado para proteger o nosso espaço aéreo.
Neste ano, a FAB completa 70 anos de existência.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

TRÁFEGO AÉREO - Brasil terá espaço aéreo seguro para a Copa e as Olimpíadas



Com treinamento de pessoal e investimento em equipamentos, o Brasil estará pronto para o aumento do volume de tráfego aéreo até a Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016). A informação foi dada pelo Tenente Brigadeiro do Ar Ramon Borges Cardoso, Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), nesta semana (1/6), durante apresentação em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília.

"Nós não vemos problema em fazer o atendimento a não só os voos desses eventos, mas também a toda a demanda", afirmou o Brigadeiro. Isso é possível porque o DECEA segue um planejamento estratégico para conseguir cumprir sua missão mesmo com o aumento anual de 12,5% que o Brasil vem tendo no movimento aéreo. Entre 2000 e 2010, foram investidos R$ 3,3 bilhões, sendo R$ 1,5 bilhão somente a partir de 2008.

O Diretor-Geral explicou ainda que o país conta atualmente com 6.987 profissionais envolvidos diretamente no tráfego aéreo, entre controladores e especialistas em comunicação, operação de estações, meteorologia e informações aeronáuticas. "Na parte específica de controladores nós estamos dando continuidade à formação da ordem de 300 por ano, que nos permite alcançar o número ideal que precisamos para atender a todos esses eventos", completou. Hoje, são 4.118 controladores em atividade, entre civis e militares.

O Brigadeiro Ramon lembrou ainda dos investimentos em tecnologia. "Nós temos os equipamentos de acordo com o que existe de mais moderno no mundo", disse. Os destaques são o Sagitário, um novo software de controle do espaço aéreo, e o número de radares no Brasil. De acordo com o Diretor do DECEA, enquanto a China, outro país de dimensões continentais, possui apenas 60 unidades, o Brasil tem 170.

Integração
A audiência pública contou ainda com a presença do Ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, do Presidente Interino da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), Carlos Eduardo Pellegrino, e do Presidente da Infraero, Gustavo do Vale. Todos responderam aos questionamentos dos deputados sobre o setor aéreo no Brasil. Nas repostas, o consenso de que essa é uma área que exige um esforço conjunto.

Para o Ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, DECEA, ANAC e Infraero precisam atuar juntos com outras organizações, como Polícia Receita Federal e o poder executivo estadual e municipal de cada localidade. "O aeroporto precisa ter uma atuação integrada de todos esses atores para o seu funcionamento", afirmou. Ele citou ainda o caso do perigo aviário, em que o Comando da Aeronáutica precisa atuar diretamente com as Prefeituras para acabar com os lixões que levam riscos para a aviação.

Deputados avaliam o Controle do Espaço AéreoParticiparam da audiência parlamentares das Comissões de Defesa do Consumidor; de Viação e Transportes; e de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados. Além de perguntas, também foram feitos elogios ao trabalho do Comando da Aeronáutica. "Eu tive o privilégio de na semana passada visitar o CINDACTA I (Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e o COMDABRA (Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro). O que eu vi ali serve de orgulho para o povo brasileiro", disse o deputado Lázaro Botelho (PP/TO). O Deputado Romário (PSB/RJ), que também participou da visita, disse que ficou surpreendido. "A impressão foi a melhor possível", elogiou.

Já o deputado Otavio Leite (PSDB/RJ) explicou que se aprofundou muito no tema por ter sido co-autor do requerimento que em 2007 criou a Comissão Parlamentar de Inquérito do Sistema de Tráfego Aéreo e que hoje defende o modelo implantado no Brasil. "Eu acho que o controle do espaço aéreo no Brasil tem que ficar sob o comando da Aeronáutica", afirmou.
O deputado José Luiz Stédile (PSB/RS) também defendeu o modelo integrado do controle do espaço aéreo no Brasil, em que a Aeronáutica faz tanto o gerenciamento do tráfego aéreo quanto as ações de defesa. "É fundamental para dar segurança, porque se você faz o controle em órgãos diferenciados, chega uma hora em que um sabe e o outro não sabe. É aí que o controle militar em contato direto com o civil é importante para a nação", explicou.
SAIBA MAIS:



Fonte:  FAB

CIAAR inicia formação de 175 profissionais em estágios de adaptação de oficiais para FAB em MG



FORMAÇÃO - 175 profissionais iniciam estágios de adaptação de oficiais em MG
O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) realizou nessa quarta-feira (01/06), em Belo Horizonte (MG), a tradicional solenidade de “Transposição do Portão das Armas” que marca o início dos cursos e estágios de adaptação militar.

Ao todo, 168 profissionais com formação em diversas especialidades de nível superior iniciaram o Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários (EAOT) e sete padres e pastores, o Estágio de Instrução para Oficiais Capelães (EIAC), ambos com duração de 13 semanas.

Em suas palavras de boas vindas, o Comandante do CIAAR, Brigadeiro-do-Ar José Magno Resende de Araujo, parabenizou os estagiários pela conquista e ressaltou que durante a realização dos cursos, os futuros oficiais serão instruídos e treinados para o mando e a liderança. “Somos as ‘asas que protegem o país’ e a garantia da soberania brasileira no seu espaço aéreo. Cabe aos oficiais da Aeronáutica liderar os homens e as mulheres de azul. Dever que será assumido por vocês, dentro de pouco tempo”, disse.

Durante o período de realização do estágio, são ministradas instruções sobre regulamentos militares, armamento, munição e tiro; atividades de campanha, comunicação oral, conceitos de chefia e liderança, direito humanitário internacional, treinamento físico, dentre outras.

A estágiária Mara Rúbia Lima, 28 anos, é pedagoga e sonhava em ingressar na Aeronáutica. “Pela quarta vez, tentei ser aprovada no processo seletivo e agora consegui. Me sinto realizada profissionalmente, pois irei exercer a minha profissão servindo o país. Também tenho certeza que vamos aprender muito durante o estágio e adquirir novos valores e conhecimentos”, ressalta.

Para ingressar na Força Aérea Brasileira, os futuros oficiais participaram de um processo seletivo composto por provas objetivas, exames de saúde, testes físicos e de aptidão psicológica. Os estagiários que concluírem o EAOT, com aproveitamento, serão nomeados tenentes e passam a integrar o Quadro Complementar de Oficiais da Aeronáutica (QCOA), podendo permanecer na FAB por até oito anos. Já os capelães ingressam no Quadro de Oficiais Capelães (QOCAPL), podem seguir carreira na instituição e alcançar o posto de coronel.
A formatura dos oficiais do Estágio de Adaptação de Oficiais Temporários (EAOT) e do Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães (EIAC) será realizada no dia 26 de agosto deste ano.


Fonte: CIAAR

Medalhas e tema musical dos Jogos Mundiais Militares são apresentados em Brasília

Não era preciso chegar muito perto para perceber o brilho. O formato, que remete ao mapa do Brasil, tem traço da inspiração do artista plástico Luis Henrique Peixoto Ferreira. Todas as luzes incidiram sobre elas, ainda sem peito a repousar, mas já vivas como os seus próprios significados de competição, amizade e união. Nesta quarta-feira, dia 1º, foram apresentadas em Brasília, as medalhas dos Jogos Mundiais Militares. Estiveram presentes autoridades das três Forças, além de atletas que sonham em fazer brilhar o valor do esporte e também conquistar vitórias e uma daquelas medalhas. A quinta edição dos Jogos Mundiais Militares acontece em julho, no Rio de Janeiro

“Achei a medalha muito bonita. Claro que estamos na expectativa de conquistar uma ou mais dessas”, revelou o Tenente Coronel Júlio Almeida, da FAB, uma das grandes esperanças brasileiras de medalha. Da mesma Força, a Tenente Roberta Luz disse que chegar entre os três primeiros é um grande sonho. “Mas sei que minhas concorrentes na carabina são muito fortes. Vamos fazer nosso melhor”. Os militares explicaram que o treinamento tem sido intenso nesses dias.

Outros atletas brasileiros também fizeram questão de chegar perto da medalha. Waleskinha, do vôlei, ou melhor, a Sargento Waleska, do Exército Brasileiro, imagina que a Seleção Brasileira terá as mesmas dificuldades como ocorre em Olimpíadas ou Liga Mundial. “Teremos nossas adversárias que sempre nos dão muito trabalho. Mas estamos treinando bastante. Agora é honra essa farda que já é uma segunda pele”. A nadadora Fabíola Molina, também Sargento, explicou que está honrada em vestir a farda e garante que os brasileiros podem ter grande expectativa de medalhas. “Podemos sim ter boas esperanças”. Da mesma forma, o triplista Jardel Gregório, da Marinha, disse que já está bastante feliz com a oportunidade de defender o Brasil no evento. “É um evento que o mundo inteiro quer vencer. Vamos trabalhar para conquistar essas medalhas”.

Além das medalhas, foi apresentada também em Brasília a música dos jogos, que tem o nome de “"Citius, Altius, Fortius", que tem cinco minutos de duração. A expressão em latim significa "Mais alto, mais rápido e mais forte". O autor, o Sargento PM-RJ Ricardo Ferreira, explica que a composição é dividida em três grandes estilos seguindo as ideias do título da música. O trabalho foi apresentado pela Sinfônica da Guarda Presidencial e incluiu militares das três Forças Armadas, além de policiais militares. “Estou muito orgulhoso de contribuir com esse grande evento”, explicou. Ao final, os militares testemunhavam que, a 45 dias dos jogos, cresce a expectativa. Ainda mais agora que o sonho já ganhou som e brilhos para inspirar todo o suor que está por vir.
   
Fonte: Agência Força Aérea
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=7284

quarta-feira, 1 de junho de 2011

PROJETO SOCIAL- FAB oferece capacitação para soldados visando retorno ao mercado de trabalho


A volta do soldado ao mercado de trabalho depois do período de serviço militar é uma das preocupações das Forças Armadas. O Projeto Soldado Cidadão procura responder a esta demanda e tem conseguido resultados positivos nas unidades participantes. A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou para o programa cerca de 900 vagas para suas organizações militares em todo o Brasil. A partir deste ano, o projeto será destinado aos soldados engajados dos primeiros anos. Antes, os cursos eram direcionados aos militares que estavam completando o período de serviço militar até o ano passado.

“É uma oportunidade de o militar conciliar a teoria do curso com a prática no dia a dia do quartel. O militar faz o curso e adquire experiência”, explica o coordenador do projeto na FAB, Tenente-Coronel David Sabino Pereira, do Comando-Geral de Pessoal (COMGEP).

A FAB vai ampliar a presença do projeto nas unidades de todo o país neste ano. Entre as novas unidades, o Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), a Base Aérea do Galeão (BAGL), a Base Aérea dos Afonsos (BAAF), a Base Aérea de Anápolis (BAAN) e a Base Aérea de Santa Cruz (BASC) terão 20 vagas cada em, pelo menos, quatro cursos. Já a Base Aérea de São Paulo (BASP) e o Parque de Material Bélico de Lagoa Santa (PAMA-LS) vão contar com 30 e 70 vagas, respectivamente.

Como o número de vagas não está fechado, elas podem ser destinadas aos interessados que estejam deixando a FAB, desde que atendam aos requisitos básicos (como a renda familiar e se o candidato mora em área de risco).

“A ideia é diminuir a quantidade de cursos oferecidos e ampliar a quantidade de unidades da FAB que participam do Soldado Cidadão”, afirma o Tenente-Coronel David.

Histórias de Sucesso

O Projeto Soldado Cidadão apresenta diversos casos de alunos bem-sucedidos. Tanto a Força Aérea Brasileira (FAB), como o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil tem resultados positivos para mostrar. No caso da FAB, alunos do curso de Auxiliar de Saúde Bucal, da Odontoclínica Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), passaram em concursos públicos do governo do estado do Rio de Janeiro. Outros montaram negócios próprios e alguns militares que fizeram o curso de garçom voltaram para a força como taifeiros.

O Taifeiro Thiago Aguiar Piqueno foi soldado por seis anos e participou do curso de Auxiliar de Cozinha. Aguiar deve o sucesso no concurso para taifeiro ao curso realizado no Serviço Regional de Aprendizagem Comercial (SENAC), em que uniu o conhecimento teórico a prática no rancho do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR). Hoje ele trabalha na Seção de Subsistência do Gabinete do Comando da Aeronáutica (GABAER).

“Eu aprendi no curso de Auxiliar de Cozinha a fazer pratos sofisticados, sobremesas, e vi que eu posso aprender coisas diferentes na área. O curso também me ajudou muito na prova específica do concurso de taifeiro. O Projeto Soldado Cidadão é muito importante, porque incentiva o militar a se especializar e serve tanto para a unidade em que ele serve quanto para outras atividades fora do quartel. Eu conheço pessoas que já saíram da Aeronáutica e aproveitaram as oportunidades de seguir nas profissões”, disse o Taifeiro Aguiar.

O grande destaque do ano de 2010 foi o trabalho premiado na Base Aérea de Natal (BANT). O projeto Soldado Cidadão da Base Aérea de Natal formou, no ano passado, 136 soldados nos mais variados cursos técnicos, como garçom, montagem e manutenção de redes de computadores, eletricista de instalações residenciais, mecânico de era condicionado Split e de manutenção de automóveis com injeção eletrônica. A BANT contabiliza 527 soldados formados pelos cursos do projeto desde 2004.

Cerca de 150.000 jovens já passaram pelos cursos do Projeto Soldado Cidadão em todo o Brasil. Todos os projetos são feitos em parceria com o Senac ou o Senai de cada região. Para incentivar a abertura do negócio próprio, os cursos ensinam o caminho a ser percorrido, em disciplinas como empreendedorismo. No convênio assinado entre o Governo e as empresas Fundação Odebrecht, Andrade Gutierrez e a Fundação Habitacional do Exército/POUPEX irão absorver alguns soldados que deixarem as três forças armadas.

Soldado Cidadão na BANT

O segredo da gestão do Projeto Cidadão na Base Aérea de Natal é a comissão permanente. A Seção de Instrução da base tem a uma comissão permanente há quatro anos que cuida especialmente dos cursos que serão oferecidos pela unidade. A comissão entra em contato com o Senai e o Senac e, entre as possibilidades oferecidas pelas instituições, seleciona os cursos que farão a diferença para os soldados no mercado de trabalho.

“O mais importante é ajudarmos o soldado a ser inserido no mercado de trabalho. O nosso grande objetivo é dar a condição para o soldado conseguir uma colocação no mercado de trabalho. A BANT quer dar um currículo ao nosso soldado”, disse o Vice-Comandante da BANT, Tenente-Coronel William da Cunha Silva.

Outro diferencial está na variedade de cursos. No ano passado, a BANT ofereceu o curso de Linux e manutenção de redes e, este ano, o de manutenção de ar condicionado Split – o primeiro curso oferecido pela FAB. Alguns ex-militares que fizeram o curso de manutenção de ar condicionado já montaram uma microempresa com os conhecimentos adquiridos.

“Nós trabalhamos na BANT nas três frentes: disponibilidade da base para o projeto, a comissão permanente e o trabalho em conjunto com a Seção de Licitações”, explica chefe da Seção de Instrução, Segundo-Tenente José Marcos de Souza e Silva.

Os interessados em participar do Projeto Soldado Cidadão devem procurar as seções responsáveis da sua unidade no período de inscrição dos cursos.


Fonte: CECOMSAER




fonte: Força Aérea

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=7269