Ex-soldados da FAB sobem no mastro da bandeira durante protesto em Brasília
POR NARA BOECHAT
Rio - Um grupo de ex-soldados da Força Aérea Brasileira (FAB) realiza desde o início da manhã desta quarta-feira um protesto na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Três dos manifestantes subiram no mastro da bandeira e disseram que só deixarão o local quando a presidente Dilma assinar o acordo de reintegração dos mesmos à FAB. Os manifestantes fazem parte de um grupo que foi desintegrado da Força Aérea após cerca de 10 anos do concurso ser realizado.
O DIA ONLINE falou com exclusividade com Marcelo Lopes, um dos ex-soldados que está no mastro da bandeira desde às 4 horas de hoje. "O edital fala que não tinha temporariedade e que nós chegaríamos a sub-oficial. Coisa que a Aeronáutica não cumpriu. Quando seríamos promovidos, nos mandaram embora", afirma Lopes, que trabalhou pela Aeronáutica nos últimos seis anos. Ex-soldados pedem reintegração à FAB em protesto na Praça dos Três Poderes. No centro, o ex-soldado Marcelo Lopes | Foto: Divulgação
De acordo com o ex-soldado, a explicação usada para a demissão do grupo foi baseada no decreto para soldados oriundos de alistamento. "O nosso é diferente, é paraespecialização, de carreira. Nós fizemos concursos, queremos o que nos é de direito".
Marcelo Lopes entrou para a FAB no concurso para a área administrativa, onde trabalhou nos últimos seis anos. Ele afirma que o acordo com a presidente Dilma Rousseff é possível, já que a desintegração não saiu no Diário Oficial.
O grupo de manifestantes faz parte da Associação Nacional de ex-SoldadosEspecializados da Aeronáutica. Durante o protesto, os ex-soldados ameaçaram atear fogo na bandeira brasileira, o que atraiu a polícia ao local.
"Nós somos pais de família. Estamos aqui por eles e por nossos sonhos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário