SAUDAÇÃO


I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Esquadrilha da fumaça celebra 59 anos com evento aberto ao público


A Esquadrilha da fumaça, principal agente de comunicação social da Força Aérea Brasileira, tem a satisfação de informar o evento alusivo às comemorações de seu quinquagésimo nono aniversário de criação.

Evento

Para celebrar, gerações de fumaceiros de todos os tempos reúnem-se, no dia 14 de maio, no hangar 3 da Academia da Força Aérea(Pirassununga/SP), para participar dos eventos que serão promovidos. Dentre eles, uma demonstração na AFA aberta ao público em geral, às 16h30.

A demonstração

A tradicional apresentação da Esquadrilha da Fumaça tem duração de 35 minutos, na qual são exibidas aproximadamente 22 sequências de manobras (equipe) com 55 acrobacias (individuais).

Podem-se citar algumas: Looping em Formatura concorde, Break, Loopings Coincidentes, Parafuso Vertical Ascendente, Cruzamento com Tonneau Lento, Wingovers Simultâneos, Coração, Dispersão em Leque, dentre outras.

As manobras mais recentes foram incluídas em junho de 2008, em comemoração aos 56 anos da Esquadrilha da Fumaça, permanecendo até os dias atuais.

Histórico

14 de maio de 1952. O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), carinhosamente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realiza sua primeira exibição oficial na antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro.

Era o início da saga de pilotos e mecânicos que, com a energia apaixonada daqueles que entregam corações e mentes à realização de um ideal, empolgam multidões.

Deixando, no dissipar da fumaça de seus aviões, a imagem de uma Força Aérea formada por profissionais altamente motivados, eficientes e, ao mesmo tempo, humanos e capazes de conduzir suas máquinas de guerra com maestria e segurança.

Atualmente sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga/SP, o Esquadrão tem atingido uma média de 100 demonstrações anuais, das quais diversas alcançam populações dos mais distantes pontos do território nacional e até do exterior.

No total, foram mais de 3.440 demonstrações realizadas, sendo mais de 2000 atribuídas ao T-27 Tucano, atual aeronave do EDA.

Desde a década de 50 até os dias atuais, diversas foram as transformações que esta, mundialmente reconhecida, unidade da Força Aérea Brasileira sofreu. Da mudança de cidade à escolha de novos vetores que estivessem em consonância com a evolução da aviação, a Esquadrilha tem, hoje, muitos motivos para comemorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário