SAUDAÇÃO


I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Programa Segundo Tempo - Forças no Esporte e a integração social



Novo convênio foi firmado entre os Ministérios do Esporte, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Defesa para viabilizar a continuidade do Programa Segundo Tempo - Forças no Esporte para 2011. Está prevista, também, a inclusão digital de crianças e jovens, através da distribuição pelo Ministério das Comunicações de dez computadores para montagem de Centros Telemáticos nos Núcleos onde o Programa é desenvolvido.
O Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) antecipou o início das atividades do Programa, acendendo a pira olímpica em solenidade militar realizada em 21 de março deste ano, contando com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da parceria firmada com a Secretaria de Educação – Gerência Regional Metropolitana Sul, e ainda, com a Faculdade Maurício de Nassau.
Além da ampliação do grupo de voluntários do efetivo da Unidade, foi incorporado um importante trabalho na área da Psicopedagogia, realizado às sextas-feiras com todos os participantes do Projeto.
Para o exercício de 2011, o CINDACTA III planejou a ampliação da meta do Programa para 200 participantes, sendo 160 atendidos no Núcleo da Sede e 40 no Arquipélago de Fernando de Noronha, ainda em negociação com a Gerência Regional Metropolitana Norte da Secretaria de Educação do Estado. Esta prevista também a diversificação das atividades esportivas e complementares, incluindo tênis de quadra, tênis de mesa, judô, jogos de mesa, atividades lúdicas e cívico-militares, além de palestras e passeios recreativos, educativos e culturais.
Ampliando o processo de inclusão social, o CINDACTA III ressalta a importante parceria firmada com a Associação Asa Branca, entidade da sociedade civil, sem fins lucrativos, que vem assistindo a adolescentes em situação de risco social na faixa etária de 14 a 17 anos com a inserção dos mesmos em oficinas semi-profissionalizantes nas Organizações Militares que integram a Guarnição de Aeronáutica do Recife, tendo como coordenação de apoio o Segundo Comando Aéreo Regional (COMAR II).
A Associação Asa Branca apoiou o Programa Forças no Esporte, absorvendo 18 jovens, na faixa etária de 15 a 16 anos, e inserindo-os nas oficinas semi-profissionalizantes disponibilizadas pelo CINDACTA III para a iniciação profissional, distribuídos nas seguintes áreas: Auxiliar de Escritório (Secretarias da Divisão Técnica e do Comandante, Finanças, Tesouraria, Setor de Contratos e Meteorologia), Climatização, Telefonia, Informática, Eletromecânica e Almoxarifado.
Em breve, o Núcleo CINDACTA III Jovem estará fazendo novo "upgrade" nas suas atividades, inaugurando o seu Centro Telemático e ampliando suas parcerias com a sociedade civil para inserção desses jovens no mercado de trabalho.
O Serviço Social do CINDACTA III vem trabalhando nessa articulação junto ao Serviço Social da Indústria (SESI), à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e ao Centro de Integração Empresa/Escola (CIEE), com vistas ao primeiro emprego dos 18 alunos que, ao final do ano, concluirão os cursos das oficinas semi-profissionalizantes.
No total, 218 crianças e jovens participam das atividades no CINDACTA III. Iniciando-se no Forças no Esporte, dos 11 aos 14 anos, eles passam, automaticamente, para as oficinas semi-profissionalizantes do Projeto Esquadrão Asa Branca, dos 14 aos 17 anos. Assim, são inseridos no primeiro emprego, aos 18 anos, em empresas privadas ou servindo como recruta nas organizações das Forças Armadas da região. Fecha-se, assim, o Ciclo de Inclusão Social do CINDACTA III.

Fonte: CINDACTA III / DECEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário